Lula determina exoneração do presidente do INSS após operação contra fraudes bilionárias
- Redação 24Hrs
- há 2 dias
- 1 min de leitura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou, nesta quarta-feira (23), a exoneração de Alessandro Stefanutto do cargo de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida foi tomada após uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), que investiga fraudes em aposentadorias e pensões, com prejuízo estimado em pelo menos R$ 6,3 bilhões.

Além de Stefanutto, outros cinco servidores do INSS e um policial federal são investigados e foram afastados judicialmente nesta manhã.

Stefanutto ocupava o cargo desde 2023 e foi indicado pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Ele é servidor de carreira do órgão desde o ano 2000.
A operação mobilizou cerca de 700 agentes da PF e 80 servidores da CGU. Foram cumpridos 211 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária no estado de Sergipe. Até o momento, três pessoas foram presas, enquanto as demais estão foragidas.

Entre os afastados estão ocupantes de cargos estratégicos do INSS, como o diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão, o chefe da Procuradoria Federal Especializada, e os coordenadores-gerais de Suporte ao Atendimento ao Cliente e de Pagamentos e Benefícios.
Comments